domingo, 1 de agosto de 2010

Diário de Douglas S01E04 - Breaking Bad: Tudo pela Família


Segunda-feira, 01 de agosto de 2016.

Sim, Mr. White, ciência!

Olá, fabricantes de metanfetamina e membros do DEA.

Hoje trago mais uma resenha no "Diário de Douglas", desta vez de uma série que terminei de assistir nesse final de semana: Breaking Bad1. Novamente tentando não dar spoilers.


Breaking Bad é uma série de TV americana, produzida pela AMC, que foi transmitida entre 2008 e 2013. Foi sucesso de crítica e de público, revolucionando o jeito de fazer séries. Todas suas temporadas estão disponíveis na Netflix (inclusive, Netflix, paga nóis!). Até hoje não sei por que demorei tanto para terminá-la. Comecei a assistir somente depois que a série se encerrou, dei uma parada, voltei, parei novamente e nesse mês resolvi concluí-la.

Com uma qualidade de cinema e um roteiro impecável, Breaking Bad é considerada por muitos (inclusive por mim) a melhor série já feita para TV de todos os tempos. Meu único arrependimento foi não tê-la assistido antes.


SINOPSE

A série conta a história de Walter White, um professor de química do ensino médio, que aos 50 anos de idade descobre que está com câncer no pulmão (uma das formas mais letais da doença). Além disso, sua esposa Skyler está grávida do(a) segundo(a) filho(a) do casal e seu primeiro filho, Walter Jr., tem paralisia cerebral e dificuldade motora.

Ao se ver morrendo e sem poder garantir a sobrevivência da família após sua morte, ele decide começar a produzir Metanfetamina: uma droga altamente viciante, de alto valor de mercado e que é inteiramente produzida artificialmente (ao contrário de outras drogas como a cocaína, onde é necessária a plantação da folha de coca). Os "únicos" problemas nesse maravilhoso plano são que é ilegal produzir a droga e seu concunhado Hank (marido da irmã de Skyler, Marie) é do DEA (departamento de narcóticos dos Estados Unidos), onde suas investigações sempre giram em torno do cristal que o protagonista da série quer começar a produzir.

Walter se une com Jesse Pinkman, um antigo aluno seu, que, além de usuário de Metanfetamina, também começou recentemente a traficar. E foi justamente em uma investigação de Hank que Mr. White (como Jesse o chama) teve a ideia que baseia a série. White "cozinha" a droga, enquanto Pinkman cuida da venda.

Após fazer as contas, ele calcula que, para garantir o futuro de sua família (entre outras despesas, o pagamento de uma faculdade para Walter Jr.), precisa de 737 mil dólares. Ao mesmo tempo que ele também precisa começar os tratamentos contra o câncer, que não são baratos (nos EUA não há sistema público de saúde), logo, é necessário mais dinheiro ainda.

Porém, Walter White é um gênio da química2. Inclusive, uma pesquisa em Radiologia que ele iniciou ganhou o Prêmio Nobel. Assim, ele consegue produzir a Metanfetamina mais pura já vista no sudoeste dos Estados Unidos, com um grau de pureza que chega a incríveis 99,1%, ao passo que, antes dele, este valor não chegava a 70%. Além do diferencial da pureza, a droga cozinhada por ele tem a cor azul. Portanto, não demora muito para Heisenberg3 (o "personagem" que Walt cria) revolucionar o narcotráfico da região.

A Metanfetamina azul.

TRANSFORMAÇÃO

"Breaking Bad" é uma gíria do sul dos Estados Unidos e, em tradução livre, significa alguém que está no caminho para se tornar mau. Logo, não existiria título melhor, pois a série gira, basicamente, em torno da transformação de Walter para o "lado negro da Força".

O professor Walter White explica em uma de suas aulas, logo nos primeiros episódios, que "[...] Tecnicamente, química é o estudo da matéria, mas eu prefiro vê-la como o estudo da transformação.". Uma metáfora perfeita para o resto da série.

Pois a palavra-chave é "transformação". Não só do personagem principal como dos outros personagens da trama. Sem exceção, todos os os personagens são muito bem desenvolvidos no decorrer da história. 

A transformação de Walter White.

Outra metáfora utilizada nas aulas de química ocorre quando o professor fala sobre explosões: reações químicas, onde a transformação ocorre tão rapidamente que um composto, outrora inofensivo, se trona algo letal. O sobrenome de Walter, "White" (que significa "branco" em inglês), corrobora esta explicação demonstrando sua personalidade no começo da trajetória de crimes. Antes ele era "puro", possuía uma vida tediosa e não fazia mal a uma mosca4. A série conta como ele se transforma de Walter White para Heisenberg. Como outrora falou Malcolm X: "A mais perigosa criação do mundo, em qualquer sociedade, é um homem sem nada a perder.". E Walter era esse homem.

E é compreensível essa transformação. O espectador aceita que Walter tem todos os motivos para isso e, mesmo ele estando errado, fica a seu lado, pois ele começou sua trajetória pensando apenas em uma coisa: sua família. Tudo que ele fez, foi preciso fazer para proteger esse ideal. Apesar de que as consequências de seus atos podem ter produzido o efeito oposto.

Além do mais, não há mocinhos ou vilões na série, em um determinado momento você está torcendo por um personagem, depois passa a odiá-lo para então amá-lo novamente. Assim como na vida real, não há quem seja inteiramente bom ou inteiramente mau. Não há preto ou branco, todas as pessoas têm seus tons de cinza.

DETALHES

Mas, para mim, o que fez Breaking Bad ser esta série maravilhosa foi a riqueza de detalhes. Já não bastasse o fato de, no roteiro, nada ser por acaso e tudo influenciar diretamente na trama, os produtores pensaram nos mínimos detalhes para abrilhantar ainda mais esta obra de arte. 

Inclusive a ambientação dos cenários, os figurinos (a relação com a teoria das cores), as músicas pontualmente escolhidas e os ângulos das câmeras foram feitos de forma a contar parte da história. Não só utilizando o roteiro para isso, mas todos os recursos disponíveis: o que acrescenta ainda mais ao brilhantismo da série.

Vou citar três detalhes que explodiram minha cabeça e que não revelam muito do enredo. Se você já assistiu a série e quer se surpreender ainda mais, aqui estão 36 vezes que Breaking Bad foi a série mais inteligente da televisão (SPOILERS!).

A série tem 5 temporadas, com 62 episódios no total. 62 também é o número atômico do elemento Samário, que é utilizado no tratamento de câncer! 

Durante a segunda temporada, há quatro episódios que possuem flashbacks em preto e branco. Se você juntar o título dos quatro episódios, há uma pista do que ocorre no final da temporada!

O último episódio tem como título "Felina", que é o nome da protagonista de uma música que Walter escuta no episódio (nada é por acaso). Além disso, "Felina" é anagrama para "Finale", que significa final (nada mais justo, já que é o episódio que encerra a série). E, embora não passe de teoria, algumas pessoas notaram que separando as três sílabas temos: "Fe", que é o símbolo do metal Ferro; "Li", que é o símbolo do elemento Lítio; e "Na", que é o símbolo do Sódio. O Ferro é o elemento mais abundante no nosso sangue. O Lítio é o metal mais comum na fabricação de Metanfetamina. E o Sódio é bastante comum nas lágrimas. É, meu caro leitor... Durante toda a série o sangue era de Walter que estava morrendo, a Metanfetamina era usada por Jesse e produzida pelos dois e as lágrimas... As lágrimas eram minhas ao final do episódio...

FeLiNa: Sangue, Metanfetamina e Lágrimas.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Novamente escrevi demais... Mas tem tanta coisa para falar, deixei de lado várias pontos!

Escrevi esse post com o objetivo de compartilhar com vocês os muitos detalhes, as muitas nuances, e tudo que fazem essa série ser a melhor série de todos os tempos: elementos no roteiro que parecem ser irrelevantes, mas que voltam com tudo nas temporadas seguintes, mudando completamente o rumo da história; as atuações impecáveis de todos os atores; além da produção, edição e montagem que não devem nada às produções de cinema. Espero que eu tenha sido bem sucedido na minha empreitada e você sinta o desejo de assistir.

Todo o suspense e a tensão por o protagonista estar se envolvendo com o mundo do crime, aliado ao fato de seu concunhado procurar pelo tal Heisenberg (vulgo Walter White), te deixam sem respirar por muitos episódios. Com um sentimento duplo, onde você quer que os dois se deem bem, apesar de o sucesso de um indicar a derrota do outro. Além do reflexo de tudo isso na família White.

E a série foi tão bem planejada que terminou no momento certo. Ao contrário de muitas séries que permanecem por temporadas a fio, apenas para lucrar mais e deixando de lado a qualidade.

Então, meu caro. Cuide em ir assistir. Pois garanto que você não vai se arrepender!

Um efusivo abraço,
Doug Álisson.

OBS.: O WBLG é contra qualquer consumo e/ou tráfico de entorpecentes. Então, crianças, não façam isso.

1 Nem venham perguntar sobre o título da série aqui no Brasil. Ficou tão ruim que prefiro esquecer.

2 Walter é um dos personagens fictícios mais inteligentes que já vi: todas suas ações são pensadas para não deixar rastros. Mesmo assim, fiquei me achando depois que "falei" para ele se desfazer de um objeto, do qual ele não se desfez. Eu disse que ia dar problema e deu. Assim, eu falo desse dia como o dia em que eu fui mais esperto que Walter White.

3 Werner Heisenberg foi um físico alemão que, inclusive, participou do projeto da Bomba Atômica dos alemães, pós Segunda Guerra Mundial. Daí veio a inspiração do Mr. White.

4 Chega um ponto em que Walter literalmente tem de fazer mal a uma mosca.

Para ler os episódios anteriores, clique aqui.

Nenhum comentário :

Postar um comentário